top of page

Brasil foi o país com maior número de phishing em 2022

  • conectatecsenior
  • 21 de out. de 2023
  • 1 min de leitura



Você sabe o que é phishing?

É quando criminosos enviam mensagens ou links que contêm vírus e, ao clicar nessas mensagens, esses vírus automaticamente entra em nosso celular ou computador. Geralmente, têm por finalidade clonar alguma rede social, WhastApp ou conta de e-mail.


No último ano, o Brasil foi o país mais atacado por phishing pelo WhatsApp, com mais de 76 mil tentativas de fraudes, segundo novo relatório Spam e phishing em 2022 da Kaspersky. A pesquisa também mostra que o país é o quarto no mundo que mais sofre phishing via e-mail.


O relatório mostra ainda que, em 2022, houve um aumento na distribuição de mensagens maliciosas por meio de apps de mensagem, sendo a maioria delas no WhatsApp (82,71%), Telegram (14,12%) e Viber (3,17%). O Brasil é líder no ranking de ataques de phishing no WhatsApp, com mais de 76 mil bloqueios, e o segundo colocado no Telegram, atrás apenas da Rússia.


O sistema antiphishing da Kaspersky detectou e bloqueou mundialmente cerca de 508 milhões de tentativas de acesso a conteúdo fraudulento, com 10,57% deles apenas no Brasil. O número global representa o dobro de ataques frustrados em 2021. A técnica mais utilizada foi a engenharia social com a criação de páginas web idênticas aos sites originais, que coletam dados particulares das vítimas ou incentivam a transferência de dinheiro para fraudadores, visando tanto pessoas físicas, quanto organizações.


 
 
 

Comments


bottom of page